passo a passo para ativar sua loja e começar a vender no marketplace da americanas

Este material vai te ajudar a entender melhor como funciona o nosso marketplace e a criar e ativar sua loja para vender no site da Americanas.

esse artigo é ideal para:

novos parceiros que estão iniciando o cadastro aqui na Americanas. 

nesse artigo você vai saber:  

 

 

 

1) conheça e aceite os termos e condições do marketplace americanas 

Para iniciar, acesse o Portal Parceiro com o seu usuário e senha. 

 

 

Para ativar sua loja, é necessário aceitar nossos termos e condições e enviar algumas informações sobre a sua loja e opções de frete para nosso time analisar. 

Após esse envio, nossa equipe de onboarding terá um prazo de 48 horas para analisar as informações e retornar.  

Ao acessar a plataforma pela primeira vez, leia os termos e condições e clique em "Aceitar" e salvar. 

Saiba mais sobre os termos e condições do nosso marketplace.  

Leia sobre nossas políticas de comissão e frete  

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2) cadastre as informações gerais da sua loja 

Agora, cadastre as informações essenciais do seu negócio como nome fantasia, descrição da loja, logotipo e a sua política de troca e devolução. 

Veja como cadastrar essas informações da sua loja aqui. 

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3) cadastre os contatos, usuários e dados bancários para repasse 

Após completar o cadastro, você poderá registrar os contatos da sua loja, criar os perfis dos usuários que vão ter acesso ao portal parceiro e cadastrar os dados bancários para repasse.

Cadastrar contatos administrativos da sua loja e da sua equipe 

Cadastrar usuários da sua conta 

Cadastrar dados bancários para receber repasses (pagamento pelas vendas) 

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4) conheça as opções de envio (frete) 

Na Americanas você pode configurar diversas opções de envio e frete. Conheça todas elas: 

Americanas Entrega (padrão) 

É a principal solução logística do nosso marketplace. Com esta solução você pode entregar seus produtos via Correios ou pela nossa transportadora Direct. Para utilizar o Americanas Entrega é necessário que seus produtos atendam aos seguintes limites: 

Correios: 

Com dimensões até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento (C), sendo que a soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm 

O valor do produto dever ser até R$ 10 mil. 

O peso cúbico até 30 kg, sendo calculado pela seguinte fórmula: (Comprimento x Largura x Altura)/6.000 

Peso físico cadastrado máximo de 30 kg 

Direct: 

Caso seu produto não possa ser enviado via Correios e você não tenha nenhum parceiro para transportar seus pedidos, você pode solicitar a sua adesão à Direct.  

Conheça mais sobre o Americanas Entrega aqui. 

Transporte próprio (tabela de frete):

Se os seus produtos não puderem ser enviados usando o Americanas Entrega, você vai precisar contratar uma transportadora à parte e cadastrar uma tabela de frete.

Entenda como configurar a tabela de frete aqui. 

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5) como configurar o Americanas Entrega como opção de frete 

É muito simples configurar seu frete usando Americanas Entrega. No Portal Parceiro, clique em "Configurações" e depois em "Configurações de frete". 

Nessa tela, você deve informar as dimensões mínimas dos seus produtos e o endereço de origem. Pronto! Agora é só salvar e seu frete estará configurado. 

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6) ative a integração da sua loja (se for utilizar a SkyHub) 

Se você possui algum sistema de gerenciamento, integradora ou plataforma, esse é o momento de realizar a conexão entre seu sistema e a Americanas. Ao selecionar sua plataforma, você vai receber um código token. Com esse código em mãos, acesse o seu sistema de gerenciamento e faça a conexão. 

Veja como solicitar token para integração 

Veja como fazer conexão de produtos aqui.

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7) cadastre seus produtos 

Com sua loja configurada, agora é hora de cadastrar seus produtos! Existem duas formas de fazer isso: você pode enviar seus itens individualmente ou de forma massiva. 

Para fazer o cadastro individual, acesse o Portal Parceiro, clique em "Produtos" e depois em "Cadastro de produtos". 

Veja como cadastrar seus produtos aqui 

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8) acompanhe suas vendas 

Após a aprovação do pagamento seu pedido será registrado com o status de “Aprovados”. Daí é só baixar os pedidos aprovados, emitir as notas fiscais, imprimir as etiquetas e enviar seus produtos. 

Você pode acompanhar todo o processo por meio do portal parceiro no menu Vendas > Meus Pedidos. 

Saiba como acompanhar suas vendas aqui. 

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9) atenda seus clientes de forma rápida e excelente  

O cliente pode entrar em contato para tirar dúvidas sobre a entrega de seu pedido, ou para fazer uma solicitação de troca/devolução, você atenderá e conversará com o cliente diretamente pelo Portal Parceiro, veja orientações na faqs abaixo: 

Veja como atender um cliente que comprou na Americanas 

Aprender como tender solicitações de troca ou reembolso 

Para pedidos Americanas Entrega, em situações relacionadas ao transporte, o atendimento será feito pelo SAC Americanas: como funciona o atendimento ao cliente para pedidos expedidos via americanas entrega

Você também poderá solicitar apoio do SAC em algumas situações, ao realizar o atendimento de pedidos, saiba mais: perguntas frequentes sobre solicitação para o SAC da americanas marketplace

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10) acompanhe seus indicadores e aumente suas vendas 

Os indicadores te ajudam a gerenciar a operação de sua loja, garantindo a qualidade do serviço para os consumidores. São eles que medem a sua performance operacional e são responsáveis por classificar em qual posição do ranking seu negócio se encontra dentro do nosso marketplace. 

Saiba mais sobre seus indicadores 

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