tudo que você precisa saber sobre a política de comissão da americanas

Na Americanas a comissão será calculada de acordo com a categoria do produto. Saiba mais aqui. 

esse artigo é ideal para:

Parceiros que querem conhecer a regra de comissão da Americanas

nesse artigo você vai saber:

 

 

 

1) como funciona o marketplace da americanas? 

O cadastro no marketplace da Americanas é gratuito, assim como o anúncio dos seus produtos em todos os nossos sites. Na Americanas, não tem investimento inicial, mensalidades ou taxas fixas. Os parceiros pagam a comissão sobre os produtos vendidos, de acordo com o departamento dos itens, e recebem semanalmente ou quinzenalmente. 

Voltar para o menu inicial 

 

 

 

2) o que é e como funciona a comissão? 

A comissão é um percentual cobrado sobre o valor total da venda, pois todo o processo anterior à aprovação do pedido fica sob nossa responsabilidade. Ou seja, todo o processo sistêmico, tecnológico e de segurança, o uso da plataforma e, principalmente, a avaliação de fraude, é feita pela Americanas.

O percentual cobrado varia de acordo com o departamento que o item comercializado se enquadra. Isso significa que tornamos as cobranças mais personalizadas e adequadas a cada tipo de produto, aumentando a competitividade.

 

  • - Veja o percentual para cada departamento: 

Voltar para o menu inicial        

 

 

3) como calcular a comissão e o custo de venda para o parceiro?

Agora que você já conhece as porcentagens das nossas taxas de comissão, vamos explicar como calcular. O meio de entrega e o tipo de repasse influenciam a forma de cálculo, veja: 

  • a) Meio de entrega 

A forma como o seu produto será entregue também pode influenciar o valor da comissão. Veja como funciona o cálculo para os parceiros que possuem um sistema de entrega própria e para os parceiros que utilizam algumas das nossas soluções, como Americanas Entrega e Americanas Entrega Full: 

 

 

 

  • b) Tipo de Repasse: quinzenal ou semanal 

No marketplace da Americanas, o repasse padrão acontece quinzenalmente, mantendo a comissão padrão por departamento, que acontecem nos dias 1 e 15. 

Existe também o repasse semanal, que são realizados nos dias 1, 8, 15 e 22. Assim você pode ter um caixa mais rápido para investir em estoque, na sua loja e vender mais! Nesse modelo há um acréscimo de 1% na comissão de acordo com o departamento do item,

Nos dois modelos, caso as datas de repasse caiam em feriados ou fim de semana, o pagamento é feito no próximo dia útil. Além disso, é importante destacar que o pagamento sempre é feito na conta jurídica vinculada à loja, indicada no cadastro na plataforma. 

Importante: o modelo padrão da Americanas é o repasse quinzenal. Uma vez que o parceiro opta pelo repasse semanal, não há como retornar ao quinzenal. Além disso, é importante destacar que o pagamento sempre é feito na conta jurídica vinculada à loja, indicada no cadastro na plataforma.   

 

  • - Como calcular o custo de venda final? 

Para saber como precificar melhor os seus itens, é importante analisar quanto você pagaria e quanto receberia por cada venda.  Para conferir os custos de venda e envio dos seus produtos deverá somar:  

 

custo da comissão + custo do frete parceiro (se houver). 

 

No Portal Parceiro você encontrará a tela “Cálculo de custo e frete” que trará essas informações resumidas e te ajudará a precificar. 

Saiba mais sobre a política de frete aqui.

Voltar para o menu inicial 

 

 

 

4) como será cobrado a comissão se o cliente cancelar o pedido?

  • - Nos pedidos Americanas Entrega (Correios, Direct e Fulfillment), não é mais cobrada a comissão sobre os pedidos cancelados por solicitação do cliente, exceto quando o cancelamento for por erro operacional do parceiro (produto divergente ou com defeito), expedido fora do prazo ou quando o cancelamento for solicitado pelo próprio parceiro. 
  •  
  • - Pedidos fora do Americanas Entrega (entrega própria do parceiro) terão a comissão calculada sobre o valor total do pedido (produto + frete) e caso haja cancelamento do pedido, a cobrança da comissão será mantida. 

Saiba mais sobre a política de cancelamento aqui. 

Voltar para o menu inicial 

 

 

5) respostas para dúvidas frequentes sobre comissão

- Como fica a cobrança de comissão quando meu pedido tem itens de departamentos diferentes e como visualizo isso no meu extrato financeiro? 

O cálculo é feito com base na porcentagem do departamento para cada item.  

O extrato financeiro mostrará a comissão por pedido e não por item. Para saber mais sobre repasse e extrato financeiro acesse aqui.  

 

- Uso americanas entrega, mas enviei um pedido fora do serviço. Como fica o cálculo da comissão neste caso? 

Se o pedido não foi enviado pelo nosso serviço logístico, a comissão será calculada sobre o valor do produto + frete, o mesmo ocorre para itens que não se enquadram na política de frete.

Saiba mais sobre a política de frete aqui| Saiba mais sobre etiqueta Americanas Entrega aqui.  

 

- Tenho um produto cadastrado na categoria de suplementos (17%), mas no site ele reflete também em alimentos (16%). Qual percentual será considerado para o cálculo da comissão?  

Se o seu item reflete em duas categorias distintas no site, a comissão será calculada com base no percentual do departamento onde o produto está cadastrado, que neste caso é Suplementos.  

 

- O americanas entrega full impacta na taxa de comissão? 

O Americanas Entrega Full não impacta na taxa de comissão, porém, é cobrada uma taxa fixa pelo serviço. Ou seja, nesse caso, o lojista paga a taxa fixa, mas não precisa se preocupar com o frete, o que faz com que o valor recebido por cada venda seja mais lucrativo. Saiba mais sobre o Americanas Entrega Full aqui. 

Voltar para o menu inicial