tudo o que você precisa saber sobre a política de cancelamento sem cobrança de comissão

Parceiros que utilizam americanas entrega e fulfillment podem ter itens elegíveis à política de cancelamento sem cobrança de comissão. Saiba mais aqui 

esse artigo é ideal para:

Parceiros que querem conhecer a regra de cancelamento, parceiros Americanas Entrega ou Fullfiment 

nesse artigo você vai saber:  

 

 

 

1) como funciona a regra de cancelamento e reembolso de comissão? 

Confira o fluxograma de cancelamento de pedidos aqui. 

 

Para pedidos com entrega via Americanas Entrega e Fulfillment 

Não cobraremos comissão nem contabilizaremos no Index o cancelamento: 

  • - solicitado pelo cliente por motivo de arrependimento, compra errada 

  • - solicitado pelo SAC e que a responsabilidade não seja do parceiro (se tiver havido erro operacional do parceiro como erro de anúncio, falta de atualização e atendimento para o pedido, a cobrança e contabilização seguirá normalmente). 

  • - emitido dentro do prazo de expedição ou pendente de expedição, mas ainda no prazo 

  • - por erro operacional assumido pelo Americanas Entrega 

  •  

Cobraremos comissão e contabilizaremos no Index o cancelamento: 

  • - solicitado pelo parceiro. 

  • - por erro operacional do parceiro (produto divergente ou com defeito, falta de atualização ou atendimento para o pedido, erro de anúncio ocasionado pelo parceiro) 

  • - pedido expedido fora do prazo de expedição. 

 

 

Para pedidos com entrega própria ou itens de exceção a política de frete 

Cobraremos comissão sobre todo o cancelamento. 

  • - Para todos os pedidos que tenham entrega própria parceiro ou de itens de exceção à política de frete (sendo os departamentos de livros geral e técnicos, mercado, alimentos, bebidas e páscoa) a comissão sempre será devida inclusive nos casos em que a entrega do produto ao consumidor não se concretizar ou for cancelada por qualquer motivo*.  

* Para os itens de exceção a política de frete citados acima, a comissão será cobrada até mesmo para pedidos entregues via Americanas Entrega. 

 

Não contabilizaremos no index o cancelamento: 

  • - solicitado pelo cliente por motivo de arrependimento, compra errada. 

  • - emitido dentro do prazo de expedição ou pendente de expedição, mas ainda no prazo 

 

Atenção: todos pedidos os pedidos cancelados por falta ou recusa de pagamento não tem cobrança de comissão, ou contabilização no Index. 

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2) qual é o prazo de expedição para o parceiro?   

Por padrão aqui na Americanas o parceiro tem prazo de 1 dia útil para expedir

Atenção: para pedidos aprovados no fim de semana a expedição deverá ser feita até terça feira. 

 

Algumas categorias são consideradas exceção e podem ter mais dias para a expedição veja abaixo:  

  • Artes e Artesanato - 6 dias  

  • Acessórios de moda - 5 dias  

  • Calçados - 5 dias  

  • Moda esportiva - 5 dias  

  • Moda íntima feminina e masculina - 5 dias  

  • Meias - 5 dias  

  • Roupa feminina, masculina ou infantil - 5 dias  

  • Móveis: Decoração - 28 dias  

  • Móveis: Sala - 28 dias  

  • Móveis: Colchão e Estofado - 28 dias  

  • Móveis: Quarto - 28 dias  

  • Móveis: Cozinha, Lavanderia, Banheiro e Área externa - 28 dias  

  • Móveis: Escritório - 28 dias  

  • PCs - 10 dias  

  • PC Gamer - 10 dias  

 

Caso o seu item se enquadre nessas estruturas:

 Ao realizar o cadastro do produto você já terá a opção de preencher os dias que leva para expedir (respeitando o prazo citado acima). Se precisar corrigir o prazo de expedição de algum item acesse a página de produtos > busque pelo item> clique detalhes> prazo do item 

Se precisar ajustar a categoria do seu produto

Abra um chamado em Central de ajuda > Chamados > Abrir novo chamado > Produtos > Dúvida sobre categoria e estrutura. 

Para tornar seu frete mais competitivo:

Você também poderá cadastrar expedição no mesmo dia (D0). Saiba mais sobre prazo de expedição aqui. 

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3) em caso de cancelamento, como fica a cobrança do custo da política frete? 

Os custos dos itens da política de frete não são considerados cobranças de comissão, mas sim custos de envio de mercadoria ao cliente.  

Por isso, estes serão estornados somente quando o pedido ainda não tenha sido entregue ao transportador

Caso o item já tenha sido entregue, a cobrança não será estornada, mesmo nos casos em que o item foi cancelado dentro do prazo de expedição, pois houve custo para expedir e enviar o produto ao cliente. 

Os custos dos itens da política de frete, registrados no Extrato Financeiro como “Participação de Frete'” ou “Frete Americanas Entrega”. 

Saiba mais sobre a política de frete aqui. 

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4) como verificar os estornos no extrato financeiro? 

Nosso sistema identificará automaticamente quando um cliente cancelar um pedido que foi enviado dentro do prazo de expedição e assim realizaremos o estorno da comissão (válido para Americanas Entrega e Full). 

Para verificar os valores estornados, basta acessar o Menu "Financeiro" >> Consulta de repasse >> Número do pedido. 

 

 

Os lançamentos de custos de envio serão identificados como "Estorno Participação de Frete" para os casos em que te reembolsamos pelo frete grátis e "Estorno da comissão cobrado sobre a venda", para o reembolso da porcentagem de comissão. 

 

 

Lembre-se: cada item da sua loja tem especificidades diferentes e por isso pode se encaixar em regras distintas. Por exemplo, você pode ter itens enviados pelo Americanas Entrega e outros por transportadora própria. Por isso, para cada caso será aplicada uma regra. 

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5) Se o parceiro cancelar ocorrerá o estorno da comissão? 

Não. A regra vale apenas para cancelamentos solicitados pelo cliente, desde que o pedido tenha sido expedido dentro do prazo de expedição. 

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