tudo que você precisa saber sobre o americanas entrega full

Conheça todos os benefícios do serviço de entregas da Americanas.

Facilidade pra você, satisfação pro seu cliente.

esse artigo é ideal para:
parceiros que desejam conhecer o Americanas Entrega Full

nesse artigo você vai saber:

 

 

 

1) o que é o americanas entrega full?

O Americanas Entrega Full é a solução completa da Americanas que cuida da sua logística de ponta a ponta: a gente armazena o seu estoque em um dos nossos centros de distribuição, envia os pedidos até seus clientes, nosso faturador emite as notas fiscais pra você e a gente ainda cuida do atendimento pós-venda e da logística reversa, se precisar.

 

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2) vantagens do americanas entrega full:

  • - todo serviço de logística e expedição de mercadoria fica com a gente e você ganha muito mais tempo para focar nas vendas
  • - área de armazenagem de 105 mil m², com capacidade para 100 mil pedidos por dia
  • - expedição em até 1 dia útil pela operação de logística da Americanas que é referência no e-commerce do Brasil
  • - maior relevância e destaque em uma das maiores marcas da internet, além de selos e filtros exclusivos
  • - seguro de todos os produtos expedidos
  • - gestão online do estoque e de todas as etapas do processo
  • - 100% de ressarcimento em caso de perda logística
  • - embalagem de envio gratuita
  • - adesão 100% gratuita
  • - atendimento feito pelo nosso SAC
  • - todos os itens acima de R$ 40 e que estiverem no nosso Full terão subsídio de 50% ou 25% do frete. (Sujeito à alterações sem aviso prévio. Para saber mais sobre a Política de Frete Grátis, clique aqui.)

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3) como é o fluxo de operação, requisitos e os produtos aptos para o full

 

 

- Fluxo de operação:

  • - cadastre-se para solicitar a adesão ao serviço. Clique aqui e cadastre-se agora.
  • - preencha as informações tributárias no faturador, assim automatizamos a emissão de notas fiscais pra você. Clique aqui para saber mais sobre o Faturador.
  • - você agenda a entrega das mercadorias no nosso armazém.
  • - a gente recebe seus produtos do seu estoque ou diretamente do seu fornecedor.
  • - o processo de venda é feito automaticamente, tanto a emissão de notas fiscais quanto a expedição. Não se preocupe! Embalamos a mercadoria com todo cuidado para que chegue tudo certinho ao seu cliente.
  • - a gente é responsável pelo atendimento do cliente.

- Requisitos para contratar:

  • - ter conta ativa no marketplace da Americanas
  • - possuir CNPJ nos estados de operação do full (São Paulo, Minas Gerais)
  • - possuir produtos dentro dos limites de dimensão e peso do entrega full (veja mais abaixo as dimensões)

- Quais são os produtos aptos:

  • - peso: produtos precisam ter no máximo 30kg.
  • - dimensão: lateral de até 1m e soma das laterais (L+A+C) de até 2m.
  • - produtos não permitidos: baterias, pedras e metais preciosos, explosivos, corrosivos ou inflamáveis, produtos tóxicos ou pesticidas, produtos alimentícios e bebidas, de composição química desconhecida, medicamentos, armas e munição, joias ou semijóias.
  • Pronto pra multiplicar suas vendas e tornar sua operação escalável e flexível? É só clicar aqui e preencher o formulário no fim da página.

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4) respostas para dúvidas comuns sobre: embalagem, ressarcimento e operação

 

- Terei algum custo com embalagem e insumo?

  • Custo zero! A embalagem de entrega do full para o consumidor final fica por nossa conta.

 

- Serei ressarcido de produtos que tiveram perda logística (produtos que quebraram dentro estoque)?

  • Sim, não se preocupe! Nós iremos reembolsar 100% do valor do produto, conforme a Nota Fiscal de entrada de estoque.

 

- Posso abrir uma filial no centro de distribuição da americanas para operar no full?

  • Não. Nós operamos como armazém geral, portanto, não é possível abrir uma filial com o endereço do centro de distribuição da Americanas.

 

- Qual o prazo de atendimento do pedido depois de aprovado?

  • Os Centros de Distribuição do Fulfillment operam com a expedição D0 (após o recebimento da NF), podendo haver alteração em eventos sazonais. Atualmente temos regras de horário de corte por CD.
  • Importante: os produtos acima de 30 kg (perfil pesado) estarão sujeiros a validação prévia da área comercial ANTES do envio ao centro de distribuição.

 

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5) como utilizar integração para o americanas entrega full

Sim, disponibilizamos algumas APIs para facilitar a rotina da sua operação.

Seguem as funcionalidades que podem ser obtidas por API:

  • - Identificar pedidos operacionalizados pela modalidade Full
  • - Enviar dados fiscais e regras tributárias (faturador automático) para o nosso marketplace
  • - Fazer o download das Notas Fiscais emitidas pelo faturador;
  • - Consultar estoque

Para fazer a Integração, siga estes passos:

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6) como cadastrar e consultar status de produtos no americanas entrega full

- Cadastro de produtos:

Você pode cadastrar os seus itens do seu catálogo geral que ainda não estão no Full direto pela nova tela de cadastro de produtos Full.

Importante: é fundamental que você comece pelo cadastro dos itens no Portal Parceiro e só depois faça o procedimento de inclusão no Americanas Entrega Full.

Acesse sua conta no Portal Parceiro e no menu lateral clique em Entrega Full e em Produtos.

 

 

Nesta tela, clique na aba Incluir produtos. No campo Busque um produto, você pode buscar o item pelo do SKU ou EAN do produto. Depois, clique em Buscar.

 

 

É obrigatório preencher as informações fiscais de cada um deles:

  • - CEST: É o código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e em outros países do Mercosul.
  • - NCM: É o Código Especificador da Substituição Tributária usado nas Notas Fiscais Eletrônicas (Convênio ICMS 142/18) para identificar produtos passíveis de Substituição Tributária e antecipação de ICMS.
  • - ID de Procedência: É o código de oito dígitos usado para identificar a natureza dos produtos comercializados no Brasil e em outros países do Mercosul.
  • - FCI: Ficha de Conteúdo de Importação é um dos documentos que contribuem para o registro de informações sobre a empresa, que posteriormente são analisadas pelo Governo Federal.
  • - IMEI (caso seja fabricante do produto): Identificação Internacional de Equipamento Móvel é um número de identificação global e único para cada telefone celular.
  • Adicione as informações fiscais e clique em Salvar

 

- Consultar status dos produtos

Você também pode acompanhar o status de cada produto:

  • Ativo e validado (verde): As informações deste produto já foram validadas e ele está apto para venda

 

  • Com alguma pendência (vermelho): Algumas informações fiscais do seu produto ainda estão pendentes.

 

 

  • Não cadastrado (cinza): Você precisa fazer o cadastro deste produto no Full para começar a vendê-lo

 

 

produtos full

  • Na aba Produtos Full, você consegue ver todos os produtos que já foram incluídos no catálogo e estão prontos para venda.

 

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7) envio dos seus produtos para o estoque do americanas entrega full

Não oferecemos serviço de coleta de produtos, a contratação do transportador e os custos de envio do seu estoque para o CD do Americanas Entrega Full é de sua responsabilidade.

  • - Atualmente existem duas formas de enviar seus produtos para os centros de distribuição do full:

1 - Você mesmo ou uma transportadora contratada por você realiza o transporte do seu endereço até o CD do Americanas Entrega Full.

2 - O seu fornecedor envia as mercadorias direto para o CD do Americanas Entrega Full.

Caso haja alguma pendência em relação à mercadoria e não for possível corrigi-la no CD, a mercadoria poderá ser devolvida para o motorista que fez a entrega para ser encaminhada de volta à origem.

A NF de cobertura é necessária na situação 2, em que a entrega ocorre pelo seu fornecedor. A NF de cobertura indica que os produtos foram comprados por você do seu fornecedor e assim possibilita que consigamos disponibilizar os itens para venda.

 

  • - Quando envio meus produtos para o americanas entrega full, é criado um estoque novo para meus anúncios na plataforma?

A gente faz o controle do seu estoque no Americanas Entrega Full. Basta enviar as mercadorias para o nosso CD, que nós enviamos o saldo de estoque para os seus anúncios, e conforme as vendas forem acontecendo, iremos debitar do saldo as quantidades de peças vendidas.

É possível que você tenha em um mesmo anúncio, estoque do produto no Full e na sua loja. Neste caso nós iremos priorizar o envio dos pedidos pelo Full, e se caso zerar o saldo do produto no Full, os próximos pedidos serão expedidos a partir do seu estoque próprio.

Portanto, ao enviar o saldo de estoque para a Skyhub via integração, ou se for atualizar o saldo de estoque manualmente no Portal Marketplace, você deve subtrair as quantidades dos produtos enviados para o Full, informando apenas o saldo constante no depósito da sua loja.

Você pode realizar a consulta do seu estoque Full no Portal da Skyhub, ou no seu ERP via integração. O saldo do estoque do seu depósito fica disponível na página de Produtos do Portal Parceiro.

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8) motivos de recusa de mercadoria no CD

Em alguns casos pode ser que alguma informação fiscal esteja faltando ou o produto não esteja em perfeitas condições. Se não for possível corrigir o problema no Centro de Distribuição, o item será devolvido para o motorista que fez a entrega e deverá retornar a sua origem.

Motivos de recusas:

  • - Sobras: será necessário emitir/subir uma nota fiscal de remessa no portal parceiro.
  • - Invertido: você deve corrigir fisicamente os itens ou emitir/subir a nota fiscal de remessa corrigida no portal.
  • - Duplicidade no cadastro do EAN: quando o EAN já foi registrado em outro item, você substituí-lo por um EAN exclusivo no cadastro do produto.
  • - EAN inválido: a sequência numérica do seu EAN pode estar incorreta ou faltando algum número, por exemplo. Verifique o EAN e faça a correção o EAN no cadastro do produto.
  • - Avaria: quando o produto está danificado e precisará ser devolvido.

Caso necessário, a contratação e custos de transporte de retirada das mercadorias são de sua responsabilidade, com prazo máximo de 48h úteis após a notificação.

Importante: a validação, habilitação e elegibilidade pra coleta serão avaliadas pela equipe comercial Fulfillment.

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9) armazenagem de produtos e custos

Seus itens podem ficar até 120 dias armazenados no centro de distribuição. A partir do dia 121, será cobrada uma tarifa mensal por peça armazenada.

Você poderá, a qualquer momento, pedir a retirada dessas mercadorias.

  • A tarifa de armazenagem será aplicada de acordo com a volumetria do item:

 

 

  • Você pode encontrar todos os produtos armazenados em nossos CDs que são passíveis de cobrança na tela Gestão de Estoque, dentro do menu Entrega Full no Portal Parceiro. Assim, você pode atuar previamente e evitar a cobrança da tarifa de armazenagem.

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10) sobre retirada de estoque e descarte de mercadorias

  • - Retirada de estoque

Você poderá pedir a devolução de suas mercadorias armazenadas em nossos centros de distribuição.

As retiradas deverão ser solicitadas, no mínimo, com 72 horas úteis de antecedência e serão confirmadas mediante disponibilidade de agenda. Os custos e contratação de transporte são de responsabilidade da sua loja.

Será cobrada uma tarifa por peça separada e expedida, de acordo com a volumetria:

 

 

Importante: nos casos em que a retirada não for realizada e o descarte for autorizado, ainda assim a tarifa será cobrada.

A cobrança na conta corrente ocorrerá mensalmente, consolidando todos os pedidos de retiradas realizados no mês.

 

  • - Descarte de mercadoria

Uma taxa será cobrada para o descarte de itens recusados ou excedentes no recebimento, sem cobertura fiscal, vencidos ou próximos do vencimento e itens de lojas desligadas do Americanas Entrega Full.

Antes do descarte, enviaremos 3 notificações, em um intervalo de 20 dias, para que a situação seja regularizada ou a retirada das peças seja feita.

A tarifa será aplicada por peça descartada de acordo com a volumetria:

 

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11) como as tarifas são calculadas e cobradas?

apuração dos valores ocorrerá mensalmente considerando as informações de armazenagem e movimentações de estoque. No caso da tarifa de armazenagem, vamos considerar sempre a posição do estoque do último dia do mês.

No início de cada mês, o seu estoque será analisado e os itens que estiverem armazenados há mais de 120 dias, vão ser contabilizados na primeira quinzena do próximo mês e cobrados na segunda quinzena de mesmo mês. 

Exemplo Repasse Semanal:

  • Mês de referência: Março/2024
  • Apuração: do dia 23 ao dia 30 de Abril
  • Débito: dia 08/05

Exemplo Repasse Quinzenal:

  • Mês de referência: Março/2024
  • Apuração: do dia 16 ao dia 30 de Abril
  • Débito: dia 15/05

Por exemplo:

No dia 30 de setembro a sua loja tem 100 itens de tamanho médio e 10 itens de tamanho grande desde o dia 01 de junho, isso quer dizer que ele está há 121 dias no centro de distribuição do Americanas Entrega Full.

  • Para saber a tarifa que será cobrada é necessário calcular o valor mensal de armazenagem do item vezes a quantidade de produtos:

  • Se a tarifa mensal de armazenagem do item médio é 3,50 e do item grande é 14,00, o cálculo é este:

Isso quer dizer que na segunda quinzena de outubro haverá um débito de R$ 490 (350+140) na conta corrente da sua loja.

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12) como consultar o meu repasse

Na tela de Repasse, no card Americanas Full, você consegue ver o valor total das tarifas apuradas.

Clicando no botão Exportar no canto direito da página, o relatório gerado trará o valor desmembrado por tipo de tarifa (armazenagem, retirada e/ou descarte).

 

como consultar os demonstrativos

Na tela de Consulta de demonstrativos, é possível consultar as notas fiscais de serviço e o extrato das tarifas do Entrega Full com o detalhamento do valor cobrado por produto. No filtro deve ser informado o mês de apuração.

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13) como funciona o seller index para os pedidos do full?

Com o Americanas Entrega Full, nós cuidamos dos seus indicadores operacionais, medimos nossa performance internamente e você só precisa se preocupar com suas vendas. Dessa forma, os pedidos do full não constarão na pontuação do Seller Index

Se sua operação for 100% do nosso Fulfillment, será sempre considerado como Seller Novo no Seller Index, ou seja, no dashboard do Portal Parceiro, em Seller Index, sua loja ficará como “Seller Novo”.

Se sua operação é híbrida, o Seller Index será medido apenas pelos pedidos pelos quais a sua loja é responsável pela operação. Saibai mais aqui.

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