Conheça todos os benefícios do serviço de entregas da Americanas.
Facilidade pra você, satisfação pro seu cliente.
esse artigo é ideal para:
parceiros que desejam conhecer o Americanas Entrega Full
nesse artigo você vai saber:
1) o que é o americanas entrega full?
O Americanas Entrega Full é a solução completa da Americanas que cuida da sua logística de ponta a ponta: a gente armazena o seu estoque em um dos nossos centros de distribuição, envia os pedidos até seus clientes, nosso faturador emite as notas fiscais pra você e a gente ainda cuida do atendimento pós-venda e da logística reversa, se precisar.
2) vantagens do americanas entrega full:
3) como é o fluxo de operação, requisitos e os produtos aptos para o full
- Fluxo de operação:
- Requisitos para contratar:
- Quais são os produtos aptos:
4) respostas para dúvidas comuns sobre: embalagem, ressarcimento e operação
- Terei algum custo com embalagem e insumo?
- Serei ressarcido de produtos que tiveram perda logística (produtos que quebraram dentro estoque)?
- Posso abrir uma filial no centro de distribuição da americanas para operar no full?
- Qual o prazo de atendimento do pedido depois de aprovado?
5) como utilizar integração para o americanas entrega full
Sim, disponibilizamos algumas APIs para facilitar a rotina da sua operação.
Seguem as funcionalidades que podem ser obtidas por API:
Para fazer a Integração, siga estes passos:
6) como cadastrar e consultar status de produtos no americanas entrega full
- Cadastro de produtos:
Você pode cadastrar os seus itens do seu catálogo geral que ainda não estão no Full direto pela nova tela de cadastro de produtos Full.
Importante: é fundamental que você comece pelo cadastro dos itens no Portal Parceiro e só depois faça o procedimento de inclusão no Americanas Entrega Full.
Acesse sua conta no Portal Parceiro e no menu lateral clique em Entrega Full e em Produtos.
Nesta tela, clique na aba Incluir produtos. No campo Busque um produto, você pode buscar o item pelo do SKU ou EAN do produto. Depois, clique em Buscar.
É obrigatório preencher as informações fiscais de cada um deles:
- Consultar status dos produtos
Você também pode acompanhar o status de cada produto:
produtos full
7) envio dos seus produtos para o estoque do americanas entrega full
Não oferecemos serviço de coleta de produtos, a contratação do transportador e os custos de envio do seu estoque para o CD do Americanas Entrega Full é de sua responsabilidade.
1 - Você mesmo ou uma transportadora contratada por você realiza o transporte do seu endereço até o CD do Americanas Entrega Full.
2 - O seu fornecedor envia as mercadorias direto para o CD do Americanas Entrega Full.
Caso haja alguma pendência em relação à mercadoria e não for possível corrigi-la no CD, a mercadoria poderá ser devolvida para o motorista que fez a entrega para ser encaminhada de volta à origem.
A NF de cobertura é necessária na situação 2, em que a entrega ocorre pelo seu fornecedor. A NF de cobertura indica que os produtos foram comprados por você do seu fornecedor e assim possibilita que consigamos disponibilizar os itens para venda.
A gente faz o controle do seu estoque no Americanas Entrega Full. Basta enviar as mercadorias para o nosso CD, que nós enviamos o saldo de estoque para os seus anúncios, e conforme as vendas forem acontecendo, iremos debitar do saldo as quantidades de peças vendidas.
É possível que você tenha em um mesmo anúncio, estoque do produto no Full e na sua loja. Neste caso nós iremos priorizar o envio dos pedidos pelo Full, e se caso zerar o saldo do produto no Full, os próximos pedidos serão expedidos a partir do seu estoque próprio.
Portanto, ao enviar o saldo de estoque para a Skyhub via integração, ou se for atualizar o saldo de estoque manualmente no Portal Marketplace, você deve subtrair as quantidades dos produtos enviados para o Full, informando apenas o saldo constante no depósito da sua loja.
Você pode realizar a consulta do seu estoque Full no Portal da Skyhub, ou no seu ERP via integração. O saldo do estoque do seu depósito fica disponível na página de Produtos do Portal Parceiro.
8) motivos de recusa de mercadoria no CD
Em alguns casos pode ser que alguma informação fiscal esteja faltando ou o produto não esteja em perfeitas condições. Se não for possível corrigir o problema no Centro de Distribuição, o item será devolvido para o motorista que fez a entrega e deverá retornar a sua origem.
Motivos de recusas:
Caso necessário, a contratação e custos de transporte de retirada das mercadorias são de sua responsabilidade, com prazo máximo de 48h úteis após a notificação.
Importante: a validação, habilitação e elegibilidade pra coleta serão avaliadas pela equipe comercial Fulfillment.
9) armazenagem de produtos e custos
Seus itens podem ficar até 120 dias armazenados no centro de distribuição. A partir do dia 121, será cobrada uma tarifa mensal por peça armazenada.
Você poderá, a qualquer momento, pedir a retirada dessas mercadorias.
10) sobre retirada de estoque e descarte de mercadorias
Você poderá pedir a devolução de suas mercadorias armazenadas em nossos centros de distribuição.
As retiradas deverão ser solicitadas, no mínimo, com 72 horas úteis de antecedência e serão confirmadas mediante disponibilidade de agenda. Os custos e contratação de transporte são de responsabilidade da sua loja.
Será cobrada uma tarifa por peça separada e expedida, de acordo com a volumetria:
Importante: nos casos em que a retirada não for realizada e o descarte for autorizado, ainda assim a tarifa será cobrada.
A cobrança na conta corrente ocorrerá mensalmente, consolidando todos os pedidos de retiradas realizados no mês.
Uma taxa será cobrada para o descarte de itens recusados ou excedentes no recebimento, sem cobertura fiscal, vencidos ou próximos do vencimento e itens de lojas desligadas do Americanas Entrega Full.
Antes do descarte, enviaremos 3 notificações, em um intervalo de 20 dias, para que a situação seja regularizada ou a retirada das peças seja feita.
A tarifa será aplicada por peça descartada de acordo com a volumetria:
11) como as tarifas são calculadas e cobradas?
A apuração dos valores ocorrerá mensalmente considerando as informações de armazenagem e movimentações de estoque. No caso da tarifa de armazenagem, vamos considerar sempre a posição do estoque do último dia do mês.
No início de cada mês, o seu estoque será analisado e os itens que estiverem armazenados há mais de 120 dias, vão ser contabilizados na primeira quinzena do próximo mês e cobrados na segunda quinzena de mesmo mês.
Exemplo Repasse Semanal:
Exemplo Repasse Quinzenal:
Por exemplo:
No dia 30 de setembro a sua loja tem 100 itens de tamanho médio e 10 itens de tamanho grande desde o dia 01 de junho, isso quer dizer que ele está há 121 dias no centro de distribuição do Americanas Entrega Full.
Isso quer dizer que na segunda quinzena de outubro haverá um débito de R$ 490 (350+140) na conta corrente da sua loja.
12) como consultar o meu repasse
Na tela de Repasse, no card Americanas Full, você consegue ver o valor total das tarifas apuradas.
Clicando no botão Exportar no canto direito da página, o relatório gerado trará o valor desmembrado por tipo de tarifa (armazenagem, retirada e/ou descarte).
como consultar os demonstrativos
Na tela de Consulta de demonstrativos, é possível consultar as notas fiscais de serviço e o extrato das tarifas do Entrega Full com o detalhamento do valor cobrado por produto. No filtro deve ser informado o mês de apuração.
13) como funciona o seller index para os pedidos do full?
Com o Americanas Entrega Full, nós cuidamos dos seus indicadores operacionais, medimos nossa performance internamente e você só precisa se preocupar com suas vendas. Dessa forma, os pedidos do full não constarão na pontuação do Seller Index
Se sua operação for 100% do nosso Fulfillment, será sempre considerado como Seller Novo no Seller Index, ou seja, no dashboard do Portal Parceiro, em Seller Index, sua loja ficará como “Seller Novo”.
Se sua operação é híbrida, o Seller Index será medido apenas pelos pedidos pelos quais a sua loja é responsável pela operação. Saibai mais aqui.