tabela de contingência: o que é e para que serve

A tabela de contingência é uma tabela que calcula variáveis de frete automaticamente para produtos não atendidos pelo Americanas Entrega e Full ou em caso de instabilidade no site. Saiba mais aqui 

esse artigo é ideal para:
todos os parceiros, principalmente os que trabalham com transportadora própria.

nesse artigo você vai saber:

 

 

 

 

1) Para que serve a tabela de contingência?

A tabela de contingência é uma tabela que calcula variáveis de frete automaticamente. Ela serve para enviar os dados do cálculo de frete para o nosso marketplace ou outros sistemas de frete, caso eles fiquem fora do ar, por exemplo. Ou seja, se a integração de frete padrão estiver indisponível, nosso site vai considerar as informações de sua planilha de contingência.

Além disso, a tabela serve também para o seller que usa o serviço Americanas Entrega Padrão, mas possui produtos com peso acima do permitido pelo envio dos Correios (30kg).

Por isso, é fundamental cadastrar a tabela para garantir que o cliente não desista da compra, caso o sistema padrão de cálculo de frete apresente erro ou indisponibilidade. Também é importante manter a tabela atualizada e com preenchimento correto.

Existem dois modelos de tabela como detalharemos adiante. A escolha do modelo de tabela fica a seu critério, conforme o que te atende melhor. 

Envie sua tabela de frete no portal parceiro em Configurações > Informações de frete

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2) por que devo cadastrar uma tabela de contingência?

Sem uma tabela de contingência, se houver algum problema na sua integração de frete, quando o cliente colocar o item no carrinho ou simular o valor do frete, a venda não será concluída.

Por isso, a planilha é essencial, principalmente em grandes eventos como aniversário da Americanas, Black Friday, Natal.

Ela também serve para o parceiro que usa o serviço Americanas Entrega Padrão, mas possui produtos com peso acima do permitido pelo envio dos Correios.

A tabela de contingência deve ser cadastrada para todos os produtos, mesmo aqueles que estão dentro dos limites de envio dos Correios. Assim, se houver alguma indisponibilidade no cálculo de frete padrão, o sistema irá usar a base de cálculo reserva que você cadastrou.

Quando no resumo do pedido estiver a informação como cálculo de frete: "spreadsheet", significa que o cálculo do frete foi feito com a tabela (spreadsheet) de contingência.

Você precisa manter a tabela de frete sempre atualizada. Verifique sempre:

- prazo
- valores
- alcance de entrega

Fique atento! Em grandes eventos, como a Black Friday, ou datas comemorativas, as transportadoras costumam aumentar o prazo de entrega.

- O parceiro pode trabalhar apenas com tabela de frete (contingência)?

Não. A configuração de frete do Americanas Entrega Padrão é importante e necessária. A tabela de frete será usada somente para produtos fora das dimensões de trabalho do Americanas Entrega Padrão.

Saiba os requisitos e benefícios do Americanas entrega Padrão aqui.

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3) onde cadastrar a tabela de frete e quais tipos existem?

Você pode cadastrar a tabela de contingência de duas maneiras:

  • - Preenchimento simplificado
  • - Tabela completa

Para preencher a tabela, no Portal Parceiro, acesse: Configurações >> Informações de Frete.

  • - Abaixo escolha entre as opções simplificada ou completa:

 

Dica: o frete será calculado com base na última configuração feita, seja ela a tabela de frete comum ou a simplificada.

Assista este vídeo tutorial sobre tabela de contingência

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4) como cadastrar uma tabela simplificada

Envie sua tabela de frete no portal parceiro em Configurações > Informações de frete 

  • - Preencha o "Prazo de Transporte" em dias úteis e o "Preço de Envio"
  • - Você pode preencher a tabela por região ou por estado, clicando na opção “+”.
  • - Se desejar, você pode diferenciar o valor de frete de capital e interior clicando no “+” disponível ao lado do nome de cada estado.
  • - Após o preenchimento de todos os campos, realize as confirmações solicitadas.
  • - Lembre-se que se você escolher não realizar entregas em determinada região do País, seus itens podem não aparecer nas campanhas de marketing de nossas marcas.
  • - As informações inseridas por último no Portal Parceiro são as que utilizaremos como base para o cálculo de frete de seu produto. Caso já tenha uma planilha de frete cadastrada, você visualizará uma mensagem de confirmação.
  • - Após as confirmações clique em "Salvar" e sua tabela está pronta.

Assista este vídeo tutorial sobre tabela de contingência

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5) como cadastrar uma tabela completa

Para enviar a tabela completa:

  • - Acesse Configurações > Informações de frete 
  • - Faça o download de um dos modelos de planilhas disponíveis no Portal Parceiro: tabela de frete, tabela por cidade ou tabela por região.
  • - Preencha a planilha com todas as informações solicitadas referente a seu transporte próprio (no arquivo constam orientações sobre o modelo de preenchimento)
  • - Clique em "Enviar tabela" e selecione o arquivo preenchido salvo no seu computador.

Assista este vídeo tutorial sobre tabela de contingência

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