orientações para criação de ótimos anúncios

Criar anúncios de qualidade é a chave para incentivar o cliente a comprar o seu produto. Também, como um parceiro no marketplace, é importante que seus anúncios observem determinadas regras. 

esse artigo é ideal para:
todos os parceiros ao cadastrarem seus produtos

nesse artigo você vai saber:

 

 

1) por que as orientações de cadastro e regras de compliance são importantes para você?

Criar anúncios de qualidade é importante para tornar sua oferta mais atrativa para o cliente e gerar mais oportunidades de venda para você! 

Também, como um parceiro no marketplace, é importante que seus anúncios observem determinadas regras de compliance que definem a permanência ou não de um anúncio na plataforma.  Essas regras servem para assegurar a conformidade com as políticas internas da Americanas, contrato, Código de Ética e a legislação vigente.   

Lembramos que, em casos de violação, sua loja poderá sofrer penalidades incluindo, mas não se limitando a: 

  • - Suspensão de anúncios/itens 

  • - Retenção de saldo para reparação de danos 

  • - Suspensão da loja 

  • - Processos judiciais ou administrativos movidos por órgãos administrativos, clientes, terceiros etc 

  • - Repasse judiciais e administrativos sofridos pela Americanas e /ou afiliadas, como indenizações por danos morais, materiais e honorários advocatícios 

 

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2) principais pilares que influenciam a experiência de compra 

Vamos falar sobre os pilares que influenciam a experiência de compra e as orientações para a criação de um anúncio de destaque: 

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3) categorização correta do produto

Um produto corretamente categorizado é encontrado nas vitrines de navegação e pela busca do cliente, e isto aumenta as chances de visitação e venda. Por outro lado, itens fora do departamento correto são mais difíceis de achar e recebem menos visitas.  

Na Americanas a categorização é feita de forma automática pelo sistema Mimos, que leva em consideração principalmente o título do seu produto para identificar em qual estrutura ele deve ser associado. Caso o título tenha informações que levem o sistema a identificar outra estrutura, o produto pode ser categorizado de maneira incorreta.  

É muito importante que você informe no cadastro do produto: 

  • - Título correto 

  • - Preenchimento das especificações do item 

  • - Imagens corretas.  

Nos tópicos a seguir você encontrará orientações para criar esses tópicos de forma correta. 

 

- O que fazer caso a categoria do produto esteja incorreta?

Caso identifique divergência na categorização do seu produto, abra um chamado em Central de ajuda > Chamados > Abrir chamado > Produtos > Edição de produto publicado.

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4) orientações para cadastrar o título 

  • - O título do anúncio deve conter as palavras-chave sobre o produto em questão, como o nome e a marca do item.  

  • - Evite títulos muito longos, pois podem se tornar confusos e impactar a expectativa do cliente sobre o que está sendo vendido 

  • - O título deve ter no máximo 70 caracteres e é recomendado que ele seja simples, atrativo e instrutivo.

  • - Evite abreviar palavras, usar caracteres especiais como @, ?, !, # dentre outros, ou palavras inteiras em letra maiúscula. 

O título deve conter as informações básicas do item, como:

[PRODUTO] + [MARCA] + [MODELO/SÉRIE/MATERIAL/COLEÇÃO] + [ATÉ 2 ATRIBUTOS PERMITIDOS E RELEVANTES] 

 

  • Exemplos: 

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5) orientações para cadastrar a descrição do anúncio 

A descrição deve ser fiel ao item. Pense: como eu buscaria esse produto?

A partir daí, liste as características e diferenciais do produto, elenque recomendações e uso do produto e relacione palavras-chave.  

Palavras-chave na descrição do item, facilitam as buscas via Google. Então quanto mais completa estiver a descrição do item, mas oportunidades nas buscas do Google o parceiro terá.  

  • Exemplos: 

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6) por que boas imagens são importantes? 

Como os consumidores não podem tocar os produtos vendidos online, é preciso garantir meios para tornar essa relação o mais próxima possível! 

Pesquisas indicam que as imagens são importantes:

*Pesquisas realizadas pelas empresas: Square (2018) e E-commerce Quality Index (2019)

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7) como cadastrar ótimas imagens? 

  • - Utilize imagens que reflitam a realidade e que estejam com boa qualidade.
  • - Evite o uso de imagens com muitas informações para além do produto, como textos ou montagens. 
  • - Não deixe de mencionar todas as informações relevantes sobre o produto em sua descrição. Dados como a origem, nome, cor, modelo, material, medidas, marca, garantia, entre outros, são fundamentais para a tomada de decisão do cliente. 
  • - A primeira imagem deve ser sempre apenas do produto em fundo branco, garante foco total para o que realmente interessa, o produto. Caso o fornecedor disponha de mais imagens para o item, elas devem ser adicionadas na sequência. 
  • - Carrossel de imagens: produtos com 3 ou mais imagens possuem taxa de conversão 15,8% superior se comparado com produtos com apenas 1 imagem.  É essencial trazer informações resumidas sobre os produtos, conforme a sua categoria. 

  • - Foto ambientada: quando usadas como imagens secundárias, as fotos ambientadas facilitam a visualização da dimensão do produto e a apresentação do item em uso. 
  • - Cadastro de imagens: aqui na Americanas é possível enviar imagens via URL e/ou fazendo o upload do computador, sendo a resolução mínima recomendada de 1000x1000 pixels, em formato JPG. 

 

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8) cadastro de variações, ficha técnica, preço e dimensões

  • - Variações: é necessário inserir as informações do produto como cor, tamanho, voltagem, sabor etc. Informações como EAN e prazo de estoque devem ser preenchidas no campo de cadastro de cada uma essas informações.

  • - Ficha técnica: a indexação da Americanas realiza buscas pelas informações de título e ficha e por isso quanto mais assertivo forem esses dois itens melhores oportunidades e relevância o anúncio poderá ter. 

  • - Preço, o parceiro pode optar por inserir um preço único ou personalizá-lo, podendo ser diferente caso o cliente compre pelo site ou app.   

  • - Dimensões: como a altura, largura e comprimento são preenchidas em centímetros. Quanto ao peso, ele é em quilos. Tanto as medidas quanto o peso, referem-se ao item embalado. 

  • - Atributos essenciais: veja a tabela abaixo.

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9) condutas irregulares, termos proibidos e políticas internas 

Além das informações acima, é necessário estar atentos às regras de compliance que definem a permanência ou não de um anúncio na plataforma.  

 

- Condutas irregulares e termos proibidos:

  • - Duplicidade de anúncio:  

  • - Veiculação de imagens enganosas sobre o produto anunciado  

  • - Uso de imagens, descrições ou títulos que façam referência a terceiros como logomarcas, marcas d’água, divulgação de contatos ou quaisquer outros dados relacionados. 

  • - Solicitação de pagamentos ou contato externos  

  • - “Propaganda” da loja  

  • - A imagem, descrição ou titulo não deve conter: conotação sexual ou serem demasiadamente apelativas   

  • - Uso de palavras de baixo calão  

  • - Indicação de emagrecimento, prevenção, tratamento, cura de doenças ou alegações medicamentosas 

  • - Expressões relacionadas a campanhas ou benefícios ao cliente, cuja promoção é realizada exclusivamente pela Americanas., como “Black Friday”, “Frete grátis”, “Entrega rápida” ou “Entrega em 24 horas”: 

  • - Discriminação ou preconceito de qualquer natureza 

  • - Referência a concorrentes (Mercado livre, Mercado Envios, mercado pago, Magazine Luiza, Shopee) 

 

- Políticas internas 

Produtos que não devem ser comercializados (exemplos):  

  • - Tabacaria 

  • - Armas brancas ou defesa pessoal 

  • - Mídia digital (download) 

  • - Produtos eróticos 

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10) regras para criação de anúncios

- Propriedade intelectual  

Marca, direito autoral e de imagem, desenho industrial e patentes que possuem propriedade intelectual só podem ser comercializadas perante autorização do detentor de direitos. 

Saiba mais aqui. 

 

- Código Anatel 

A partir de janeiro de 2022, a Anatel passou a exigir que todos os vendedores de produtos eletrônicos informem o código de homologação nos canais de venda online.  

Exemplos: telecomunicação, informática e acessórios, tecnologia de transmissão de dados (usb, wifi, bluetooth, wirelles). 

Saiba mais aqui. 

 

- Legislação e Órgãos Reguladores 

Instituições como Anatel, Anvisa, Inmetro, que monitoram e fiscalizam a comercialização de determinados produtos.  

Exemplos: teste para diabetes e acessórios, armas de fogo, lentes de contato e óculos de grau, medicamentos. 

Saiba mais sobre legislação aqui. 

Saiba mais sobre órgãos regulamentadores aqui. 

 

- Venda Restrita 

Produtos que podem ser comercializados somente perante autorização do departamento domercial da Americanas. 

Produtos: airsoft, giftcard, melatonina, produto usado (atualmente sem fluxo de liberação), medicamento veterinário.

Clicando no tema, você será direcionado à página específica contendo as orientações necessárias: 

1. Armas Airsoft e acessórios 

2. Produtos para pets 

3. Roupa íntima infantil 

4. Roupa íntima para adultos 

5. Suplementos alimentares 

 

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