Criar anúncios de qualidade é a chave para incentivar o cliente a comprar o seu produto. Também, como um parceiro no marketplace, é importante que seus anúncios observem determinadas regras.
esse artigo é ideal para:
todos os parceiros ao cadastrarem seus produtos
nesse artigo você vai saber:
1) por que as orientações de cadastro e regras de compliance são importantes para você?
Criar anúncios de qualidade é importante para tornar sua oferta mais atrativa para o cliente e gerar mais oportunidades de venda para você!
Também, como um parceiro no marketplace, é importante que seus anúncios observem determinadas regras de compliance que definem a permanência ou não de um anúncio na plataforma. Essas regras servem para assegurar a conformidade com as políticas internas da Americanas, contrato, Código de Ética e a legislação vigente.
Lembramos que, em casos de violação, sua loja poderá sofrer penalidades incluindo, mas não se limitando a:
- Suspensão de anúncios/itens
- Retenção de saldo para reparação de danos
- Suspensão da loja
- Processos judiciais ou administrativos movidos por órgãos administrativos, clientes, terceiros etc
- Repasse judiciais e administrativos sofridos pela Americanas e /ou afiliadas, como indenizações por danos morais, materiais e honorários advocatícios
2) principais pilares que influenciam a experiência de compra
Vamos falar sobre os pilares que influenciam a experiência de compra e as orientações para a criação de um anúncio de destaque:
3) categorização correta do produto
Um produto corretamente categorizado é encontrado nas vitrines de navegação e pela busca do cliente, e isto aumenta as chances de visitação e venda. Por outro lado, itens fora do departamento correto são mais difíceis de achar e recebem menos visitas.
Na Americanas a categorização é feita de forma automática pelo sistema Mimos, que leva em consideração principalmente o título do seu produto para identificar em qual estrutura ele deve ser associado. Caso o título tenha informações que levem o sistema a identificar outra estrutura, o produto pode ser categorizado de maneira incorreta.
É muito importante que você informe no cadastro do produto:
- Título correto
- Preenchimento das especificações do item
- Imagens corretas.
Nos tópicos a seguir você encontrará orientações para criar esses tópicos de forma correta.
- O que fazer caso a categoria do produto esteja incorreta?
Caso identifique divergência na categorização do seu produto, abra um chamado em Central de ajuda > Chamados > Abrir chamado > Produtos > Edição de produto publicado.
4) orientações para cadastrar o título
- O título do anúncio deve conter as palavras-chave sobre o produto em questão, como o nome e a marca do item.
- Evite títulos muito longos, pois podem se tornar confusos e impactar a expectativa do cliente sobre o que está sendo vendido
- O título deve ter no máximo 70 caracteres e é recomendado que ele seja simples, atrativo e instrutivo.
- Evite abreviar palavras, usar caracteres especiais como @, ?, !, # dentre outros, ou palavras inteiras em letra maiúscula.
O título deve conter as informações básicas do item, como:
[PRODUTO] + [MARCA] + [MODELO/SÉRIE/MATERIAL/COLEÇÃO] + [ATÉ 2 ATRIBUTOS PERMITIDOS E RELEVANTES]
5) orientações para cadastrar a descrição do anúncio
A descrição deve ser fiel ao item. Pense: como eu buscaria esse produto?
A partir daí, liste as características e diferenciais do produto, elenque recomendações e uso do produto e relacione palavras-chave.
Palavras-chave na descrição do item, facilitam as buscas via Google. Então quanto mais completa estiver a descrição do item, mas oportunidades nas buscas do Google o parceiro terá.
6) por que boas imagens são importantes?
Como os consumidores não podem tocar os produtos vendidos online, é preciso garantir meios para tornar essa relação o mais próxima possível!
Pesquisas indicam que as imagens são importantes:
*Pesquisas realizadas pelas empresas: Square (2018) e E-commerce Quality Index (2019)
7) como cadastrar ótimas imagens?
8) cadastro de variações, ficha técnica, preço e dimensões
- Variações: é necessário inserir as informações do produto como cor, tamanho, voltagem, sabor etc. Informações como EAN e prazo de estoque devem ser preenchidas no campo de cadastro de cada uma essas informações.
- Ficha técnica: a indexação da Americanas realiza buscas pelas informações de título e ficha e por isso quanto mais assertivo forem esses dois itens melhores oportunidades e relevância o anúncio poderá ter.
- Preço, o parceiro pode optar por inserir um preço único ou personalizá-lo, podendo ser diferente caso o cliente compre pelo site ou app.
- Dimensões: como a altura, largura e comprimento são preenchidas em centímetros. Quanto ao peso, ele é em quilos. Tanto as medidas quanto o peso, referem-se ao item embalado.
9) condutas irregulares, termos proibidos e políticas internas
Além das informações acima, é necessário estar atentos às regras de compliance que definem a permanência ou não de um anúncio na plataforma.
- Condutas irregulares e termos proibidos:
- Duplicidade de anúncio:
- Veiculação de imagens enganosas sobre o produto anunciado
- Uso de imagens, descrições ou títulos que façam referência a terceiros como logomarcas, marcas d’água, divulgação de contatos ou quaisquer outros dados relacionados.
- Solicitação de pagamentos ou contato externos
- “Propaganda” da loja
- A imagem, descrição ou titulo não deve conter: conotação sexual ou serem demasiadamente apelativas
- Uso de palavras de baixo calão
- Indicação de emagrecimento, prevenção, tratamento, cura de doenças ou alegações medicamentosas
- Expressões relacionadas a campanhas ou benefícios ao cliente, cuja promoção é realizada exclusivamente pela Americanas., como “Black Friday”, “Frete grátis”, “Entrega rápida” ou “Entrega em 24 horas”:
- Discriminação ou preconceito de qualquer natureza
- Referência a concorrentes (Mercado livre, Mercado Envios, mercado pago, Magazine Luiza, Shopee)
- Políticas internas
Produtos que não devem ser comercializados (exemplos):
- Tabacaria
- Armas brancas ou defesa pessoal
- Mídia digital (download)
- Produtos eróticos
10) regras para criação de anúncios
- Propriedade intelectual
Marca, direito autoral e de imagem, desenho industrial e patentes que possuem propriedade intelectual só podem ser comercializadas perante autorização do detentor de direitos.
Saiba mais aqui.
- Código Anatel
A partir de janeiro de 2022, a Anatel passou a exigir que todos os vendedores de produtos eletrônicos informem o código de homologação nos canais de venda online.
Exemplos: telecomunicação, informática e acessórios, tecnologia de transmissão de dados (usb, wifi, bluetooth, wirelles).
Saiba mais aqui.
- Legislação e Órgãos Reguladores
Instituições como Anatel, Anvisa, Inmetro, que monitoram e fiscalizam a comercialização de determinados produtos.
Exemplos: teste para diabetes e acessórios, armas de fogo, lentes de contato e óculos de grau, medicamentos.
Saiba mais sobre legislação aqui.
Saiba mais sobre órgãos regulamentadores aqui.
- Venda Restrita
Produtos que podem ser comercializados somente perante autorização do departamento domercial da Americanas.
Produtos: airsoft, giftcard, melatonina, produto usado (atualmente sem fluxo de liberação), medicamento veterinário.
Clicando no tema, você será direcionado à página específica contendo as orientações necessárias: