Se você tem produtos que não quer mais comercializar ou que foram descontinuados do mercado, você poderá excluí-los definitivamente da base de cadastro através do seu Portal Parceiro. Confira
esse artigo é ideal para:
novos parceiros, parceiros que precisam excluir produtos
como excluir produtos
Se você tem produtos que não quer mais comercializar ou que foram descontinuados do mercado, você poderá excluí-los definitivamente da base de cadastro através do seu Portal Parceiro.
antes de excluir, lembre-se:
- Seu estoque será automaticamente zerado
- Conclua seu pedido, se ele estiver em andamento. Verifique seus pedidos em andamento no portal parceiro (na página Meus Pedidos) ou na SkyHub (Pedidos > Gerenciar Pedidos)
- Caso queira cadastrar o produto de novo posteriormente, recomendamos que você inative o item, ao invés de fazer a exclusão
pontos de atenção
Quando um novo item for criado nossa plataforma irá gerar um novo valor, ou seja, exclusivo e sem relevância.
Então, se você excluir um produto e utilizar o mesmo SKU para criar seu novo anúncio, ele será considerado como novo e sem relevância, mesmo se enviar um novo produto ou igual ao anterior.
como fazer a exclusão
Veja como fazer o processo de exclusão, de acordo com o status do seu produto:
Status do produto: Conectado:
Se o seu produto está com o status “Conectado” significa que ele está associado e conectado à Americanas Marketplace. Por isso, antes de excluí-lo é necessário desconectá-lo, conforme o passo a passo a seguir:
1. Acesse o menu “Meus Produtos” no portal parceiro e procure pelo produto que você quer excluir. Você pode usar o filtro selecionando as opções SKU, nome do item, ID Produto ou EAN ou procurá-lo na lista de produtos.
2. Na sequência clique em “Desconectar o produto”:
3. Confirme a desconexão do produto, clicando no botão “Desconectar produto”:
4. Depois, na tela de “Meus produtos”, selecione o produto e clique no botão “Excluir”
5. Depois, confirme a exclusão:
Pronto! Nosso sistema seguirá com a exclusão do produto.
Status Pendente:
Se o seu produto está com o status “Pendente”, significa que seu produto tem alguma pendência total ou parcial. Assim como no Status “Conectado”, antes de excluí-lo é necessário desconectá-lo, conforme o passo a passo a seguir:
Acesse o menu “Meus Produtos” no portal parceiro e procure pelo produto que você quer excluir. Você pode usar o filtro selecionando as opções SKU, nome do item, ID Produto ou EAN ou procurá-lo na lista de produtos.
Depois, clique em “Desconectar produto” e siga para a confirmação da desconexão.
Em seguida, ainda na tela de “Meus produtos”, selecione o produto que você desconectou e clique no botão “Excluir”, da mesma forma apresentada no passo a passo anterior.
Depois confirme a exclusão:
2. Na sequência clique em “Desconectar o produto”:
Pronto! Nosso sistema seguirá com a exclusão do produto.
Status sem conexão:
Se o seu produto está com status “Sem conexão”, significa que ele foi criado no portal parceiro Americanas, porém não está conectado e não está publicado nos sites das nossas marcas.
Assim, basta localizá-lo na tela de “Meus Produtos” e clicar no botão “Excluir”.
E depois, basta confirmar a exclusão:
Pronto! Nosso sistema seguirá com a exclusão do produto.
Lembre-se:
Só é possível excluir produtos que não tenham conexão com nenhum marketplace.
A exclusão ocorre de forma imediata. Portanto, você já pode reutilizar o SKU e EAN do item excluído assim que ela for concluída.
Porém, é importante que o item seja desconectado, caso contrário ele não será excluído também dos sites das marcas.
Lembre-se: uma vez excluído, o produto não poderá ser reativado.